domingo, janeiro 17, 2010

O silêncio e o céu limpo

As vezes é difícil até estudar. Comprei alguns protetores auriculares e até aprendi a estudar ouvindo músicas com meus fones de ouvido (incrível como a gente se adapta). Mais incrível é como as pessoas gostam de fazer barulho e incomodar...Sabe, choro de criança dá até para aceitar (mesmo não concordando, mas isso é outro assunto). Agora, barulho de carro com som alto, o bar em frente de casa (comecei a odiar Raul por causa deles, rs) e até a igreja que nem fica tão longe (pelo menos eles cantamm músicas em vez daquela gritaria das pseudo-igrejas).
Lembrei de alguns professores da facul que dizem para a gente falar mais baixo porque a 'acústica' da sala era horrível (na verdade muito boa, rs). É o que acontece com meu quarto, a acústica dele é muito boa, parece inclusive que o som de tudo vem parar aqui...rs...Ainda gravo os sons e coloco aqui (boa idéia!!!).
Ao lembrar dessa poluição sonora que me assola, lembrei de outro tipo de poluição. De modo geral, tem gente que acha que essa coisa de poluição do planeta é exagero, ou que as coisas vão demorar, que não será na nossa geração. Sinto desapontá-los. Umas das minhas qualidades é a boa memória para assuntos um tanto estranhos. Quando eu era criança (década de 80), eu olhava para o céu aqui de Bernô e via a Via-Láctea. Sim, é verdade; era possível ver uma grande quantidade de estrelas (principalmente em noites frias, que é uma das regras de observação astronômica).
Hoje, nem pensar. Dificilmente temos um céu limpo de verdade. E isso é causado não só pela poluição, mas também pela iluminação das cidades (poluição visual). Mas, em geral estamos matando o mundo...Ops! Na verdade, só relembrando um antigo post. Estamos matando nós mesmos. Uma coisa que o homem não consegue enxergar é que o mundo vai se recuperar; e aparentemente ísso só irá ocorrer quando não existir mais nenhum Homo Sapíens por aqui...

Um comentário:

  1. A poluição é uma coisa que aparentemente não existe na cabeça das pessoas do ABC dedé, sempre que alguma vizinha que é mãe de crianças pequenas reclama que o filho está com dificuldades de respirar, ou com as mucosas irritadas, ela logo associa isso à alguma doença ou alergia, ninguém nem se toca que aquela criança está respirando poluição e por isso está sofrendo.

    É verdade, o maia e o cabrini reclamavam que a acústica era muito "ruim", e por isso era impossível explicar a matéria naquela situação, mas impossível mesmo era não ficar sonolento com os intermináveis exemplos do maia, e era impossível também não lembrar da santa mãe do Cabrini ao ver uma das provas dele. Incrível, saudades da facul, e mesmo eu que disse que ia ficar muito feliz quando acabasse, estou sim, mas às vezes rola uma certa nostalgia e aí eu venho dar uma lida no seu blog e conversar com a galera.

    Abs Dedé,

    ResponderExcluir

Estudando para Concurso Público (by Chat-GPT)

"Tentar estudar para um concurso público é como tentar manter uma dieta saudável. Você começa motivado, determinado e cheio de energ...