
Mais de um milhão de pessoas compareceram hoje na cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II ( o João de Deus ).
Beatificação (do Latim beatus, abençoado, pelo termo grego μακαριος, makarios) é o ato de atribuir o estatuto de Beato a alguém. No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização. Estas diferem sobretudo no seguinte: a primeira implica uma permissão local para a veneração enquanto a segunda se estende muito para além disso, tratando-se de um preceito universal. Ao invés da canonização, muitos teólogos não consideram a declaração de beatitude como uma declaração infalível da Igreja. É considerada um passo no sentido da canonização (ser declarado santo). Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Beatifica%C3%A7%C3%A3o
Muitos sabem o quanto acredito em qualquer coisa ligada à religião (se você não sabe nada sobre o que eu acredito, entenda...você já sabe tudo..rs)
Mas entendo que o processo de beatificação é como o prêmio Nobel , a Medalha Fields (matemática) ou o Pulitzer (jornalismo, literatura e música); ou seja: uma homenagem a um homem que reuniu multidões e “aumentou o rebanho”.
Não acredito em céu, nem inferno (não, não...aqui tá mais pra purgatório...hehe), mas se o paraíso existisse, esse homem estaria sentado realmente ao lado de Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário