quinta-feira, abril 16, 2009

Para que servem as drosófilas?


O gênero Drosophila é formado por um grande número de espécies de moscas (cerca de duas mil). Elas tem um ciclo de vida muito curto. Após algumas pesquisas, vi ciclos de vida desde 24 horas até uns 70 dias. Bem, o que se pode concluir que tem uma vida realmente curta; onde nascem, crescem, se reproduzem e morrem (lembrou da aula de ciências da oitava série?).
De acordo com nossa caixa craniana (palavras da minha casca) e nossa superioridade como espécie dominante, concluímos que como a maioria dos animais (eu acredito nos chimpanzés, baleias e golfinhos..rs), essas mosquinhas não tem consciência, e seguem apenas um instinto natural.
Por não ter consciência, podemos entender que elas não tem a noção de quanto tempo irá durar sua vida – se viverem até ficarem velhinhas, ou se vão parar na boca de um predador ou na pinça de um cientista – e por isso não sentem essa vida se esvaindo como nós sentimos (você não sente isso? Ihhhh.....).
Agora...imagine se elas sentissem. Imagine-se com uma vida dessas, tendo consciência de que sua vida não duraria mais do alguns dias. Tendo que fazer tudo que fez até agora: nascer, crescer, aprender, jogar poker online, etc. Sabendo que a qualquer momento, sua existência poderá ser ceifada da face da Terra.
“Mas, peraí...” você dirá...”Isso é bem relativo. Afinal, elas são pequenas, talvez para elas, alguns dias sejam o equivalente há muitos anos, como para os cães.”
É bem provável que isso seja verdade, e que elas sentem que viveram bastante, que educaram direitinho seus descendentes ( “Meu netinho é cobaia no laboratório de genética da USP, sou uma avó orgulhosa”).
Mas, e você?...E sua vida?...Como você tem utilizado seus dias?...Tem dado o devido valor a cada passo?...A cada brisa que toca seu rosto?...A cada sorriso de criança?...A cada cheiro de bife acebolado que inunda seus sentidos?...Tem olhado nos olhos das pessoas quando fala com elas?...Tem rido e chorado bastante (bastante mesmo)?...Tem...tem...tem...???
Nós temos que aproveitar a grande dádiva de termos uma certa noção de quanto tempo iremos durar, para fazer o que é melhor. Temos que parar de lamentar a cada passo, parar de resmungar, e reclamar de cada tombo. É hora de levantar, sair em busca do que é seu ( ou nosso, ou vosso). É hora de lutar, e se divertir, e brincar e amar...
...
...
Ainda está ai?

3 comentários:

  1. Já que falou toda esta história de aproveitar a vida... Aproveita a companhia dos teus amigos da faculdade, você pode até não admitir, mas nós fizemos muita diferença na sua vida, na sua transformação, sobretudo quando te chamamos de senhor e achamos que você era pai de um rapaz de 18 anos... É, foi nesse momento que você disse "Chega! Não serei mais visto como um homem velho e acabado", embora não tenha surtido muito efeito; e mudou!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha..."fia da mãe"...Eu já tinha até esquecido essa história de pai (do Vinícius né?). Eu fiquei sabendo que você tava se arrumando na frente do espelho e seu irmãozinho perguntou o que vc tava fazendo, e vc disse:"Tô me arrumando pra ficar mais bonita". Ele pensou um pouquinho e perguntou: " Então porque não fica?" hehehe

    ResponderExcluir
  3. André, querido bisavô!
    Vai se lascar para lá!!!!!

    Eu sei que você me adora e não vou discutir com o que escreveu, pois você mesmo colocou: ficar MAIS bonita, não dá para ficar mais bonita, né? Já sou.

    ResponderExcluir

Estudando para Concurso Público (by Chat-GPT)

"Tentar estudar para um concurso público é como tentar manter uma dieta saudável. Você começa motivado, determinado e cheio de energ...