terça-feira, abril 14, 2009

O que fazem os senhores da guerra de seus "palácios".


Existe um conto de Voltaire chamado Micromégas, onde a Terra é visitada por um habitante de Sírius; este tem cem quilômetros de altura. Enquanto caminha pelo mar, ele apanha um navio colocando-o sobre a unha do polegar, provocando grande agitação nos passageiros. Para explicar a perturbação das leis da gravidade: "Os capelães do navio repetiam exorcismos, os marinheiros praguejavam, e os filósofos formaram um sistema". O siriense então se curva dirigindo-se a eles:

"Ó átomos inteligentes, nos quais o Ser Supremo houve bem manifestar sua onisciência se seu poder, não há dúvida de que seus prazeres nesta Terra devem ser puros e requintados; pois , livres da matéria e - ao que tudo indica - sendo pouco mais do que alma, devem passar a vida nas delícias do prazer e da reflexão, que são os verdadeiros deleites de um espírito perfeito. Em parte alguma encontrei a verdadeira felicidade; mas sem dúvida é aqui que ela mora."

"Temos matéria suficiente", respondeu um dos filósofos, " para praticarmos o mal em abundância.(...) Deveis saber, por exemplo, que neste momento, enquanto falo, existem cem mil animais de nossa espécie cobertos com chapéus, matando um igual número de semelhantes vossos que usam turbantes; pelo menos, estão ou matando, ou sendo mortos; e de modo geral tem sido assim por toda a Terra, desde tempos imemoriais."

"Patifes!", gritou o indignado siriense; "estou pensando em dar dois ou três passos e esmagar sob meus pés toda a ninhada desses assassinos ridículos."

"Não vos deis a esse trabalho", replicou o filósofo; "eles têm competência suficiente para conseguir a própria destruição. Ao cabo de dez anos, a centésima parte desses malditos não irá sobreviver.(...) Além disso, o castigo não deve ser aplicado a eles, mas aos bárbaros sedentários e indolentes que , de seus palácios, dão ordens para o assassinato de milhões de homens e depois, solenemente, agradecem a Deus pelo sucesso."


retirado do livro A História da Filosofia, de Will Durant


Em tempo: que bom que com o Barack os EUA estão finalmente deixando o Iraque né? Que pena que os norte-coreanos já tem com o que se preocupar...

Alguém aí quer fazer uma aposta?


2 comentários:

  1. Preciso estudar mais para acompanhar a maturidade cerebral desse Cara!!!
    Ronilson

    ResponderExcluir
  2. Ah tá..."maturidade cerebral"...você está me chamando de cabeçudo e pensa que não percebi né? AFFF....hehehe

    ResponderExcluir

Estudando para Concurso Público (by Chat-GPT)

"Tentar estudar para um concurso público é como tentar manter uma dieta saudável. Você começa motivado, determinado e cheio de energ...